terça-feira, 24 de julho de 2012

Confraria Etílica Orlando “Bracim”: Progressão Geométrica e Espetinho de Porco - Por @tavares_512

BUTECANDO – Por Leonardo Tavares

     “Mar Mosss” – Diga a verdade, existe expressão mais conquistense?! Também pudera, estamos perto de Minas e além de alguns vocábulos adotamos o gosto pela cachaça. E essa preciosidade é encontrada, principalmente, nos botecos. Como vou falar de cachaça boa, vou falar da mais antiga e freqüentada cachaçaria da cidade. Fica ali, subindo a Av. Laudicéia Gusmão e no final, virando “de cum força” à direita, bem à direita, depois do posto de combustível, na TV. da Conquista. Lá encontraremos resenha, cachaça e o melhor espetinho de porco em Vitória da Conquista. Só não espere encontrar um lugar pra sentar.
        
            Hoje, na Coluna do Butecando, “Confraria Etílica Orlando Bracim”, que tem Dui (ou Jr.) como garçom, proprietário, caixa, despachante e piadista. Pessoa de humor escrachado e fácil de fazer amizade, que por si só já é motivo de visita ou de desculpa pra se tomar uma. Resenhista de plantão, flamenguista doente e Fã do Tears for Fears (Tia Sofia) ele foge do estereótipo do “Dono de Buteco”.

            Não cabe mais que sete pessoas do balcão pra porta. Mesa? Cadeira? Pra que?! Pinga se toma é em pé e batendo resenha na calçada, escorado em muro ou em um carro que por lá esteja. Falando da vida – sua ou alheia – lá você degusta as mais variadas pingas: Gabriela, Canela, Cravinho, Quebra-Pedra, Junça, Anis, Catinga-de-Porco, Catuaba, Jatobá, Baba-de-Timão, Abacaxi, Jenipapo, Tangerina, Guaraná, Tamarindo, Goiaba, Pau Brasil, Pra-Tudo, Fedegoso, Temperada de Parida... e por aí vai. Agora pense que cada uma pode ser misturada com a outra (ou outras), dando uma combinação única. É quase uma Progressão Geométrica.

    As mais pedidas são o Xarope, a Caipirinha de Erva Doce e a Jabuticaba Gelada. Mas tem quem goste de amargo e quem gosta muito, pede o Chá de Dragão. Ali sim, amarga até a alma, mas vale à pena tomar nem que seja uma única vez, só pra ver como a vida é doce.

    E “Na Bundinha”?! Todos que tomam gostam, mas se você for do tipo conservador peça “Uma Furada”. Nada mais é do que a lata da cerveja, de cabeça para baixo, furada no fundo servida com sal grosso (por fora da lata) com limão espremido. Altamente viciante. Se não tomou, tome!

Nada melhor pra acompanhar a “Temperada” ou a Cerveja, do que o espetinho do Churras Kinho – Sugestivo, não?! Pois é, Kinho é o dono, mas seu nome é Alessandro (hã?!). Churrasqueiro de Primeira e dono do melhor espetinho de porco da cidade. Tem outros espetos (Carne, frango, calabresa...), mas o de porco é imbatível – Gosto do de coração também. Peça o molho especial caseiro, com fórmula secreta, mas acho que o segredo é não ter segredo nenhum. Tudo acompanhado com dois tipos de farofa: a com pimenta e a sem.

Preço de cachaça – mas não de banana – tanto o do espetinho como os das temperadas cabem no seu bolso, ou no de Dui e Kinho se assim preferir. A verdade é que você sai de lá “no ponto” e satisfeito, gastando o que se gasta em boteco.

Local tão agradável e descontraído quanto festa na cozinha de nossas casas. Digno de se levar amigos de longa ou curta data, amigas ou namoradas, ou apenas ir só e papear com quem esta por lá sobre qualquer que seja o assunto. Resenha garantida. Lá é onde se termina o dia ou se começa a noite. Seja pra esquentar nosso clima ou pra entrar “no clima”, a Confraria Etílica de Orlando “Bracim” é a pedida.

@tavares_512 - Colunista do Diário do Oprimido

Aguardem: Butecandoporai.com.br – O site do butequeiro já está em construção.

Nenhum comentário: