quinta-feira, 26 de junho de 2014

Depois de anúncio, punição de Suárez é assunto mais comentado no Twitter



A Fifa decidiu punir o atacante Luis Suárez por nove jogos, além de ser banido por quatro meses de qualquer atividade ligada ao futebol, por conta da mordida no zagueiro Giorgios Chiellini, na vitória do Uruguai por 1 a 0 sobre a Itália na Copa do Mundo. E, minutos depois do anúncio da entidade máxima do futebol, o termo "Suarez 9", uma alusão às nove partidas fora, já era o mais comentado nos trending topics, ranking do Twitter, no mundo todo. Além disso, a expressão "Sanción de 9" (do espanhol, "Sanção de 9"), apareceu em décimo lugar na lista.

A punição de Suárez é o maior gancho da história do Mundial. O "recorde" anterior era do italiano Mauro Tassotti, suspenso por oito partidas por ter quebrado o nariz de Luis Henrique, da Espanha, em 1994. O atacante terá de cumprir os nove jogos de suspensão em jogos da seleção uruguaia, o que deve tirá-lo até de jogos da Copa América de 2015. Segundo o chefe de comunicação da Fifa, Delia Fischer, o atleta poderá disputar amistosos com a seleção e atuar normalmente pelo Liverpool, da Inglaterra.

Fora da Copa do Mundo, o jogador uruguaio pode recorrer. Porém, de acordo com o artigo 124 do Código Disciplinar da Fifa, o efeito suspensivo do recurso só é aplicável ao pagamento da multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 250.000). A punição já vale para a partida das oitavas de final, entre Uruguai e Colômbia, sábado, no Maracanã. O Comitê Disciplinar enquadrou o jogador nos artigos 48 (conduta antidesportiva) e 57 (comportamento ofensivo e fair play) do código. O afastamento de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses é regulada pelo artigo 22 do Código Disciplinar.


Nenhum comentário: