quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bar do Fofão: Pinga de Jaca e Cerveja Self Service - Por @tavares_512


BUTECANDO  Por Leonardo Tavares              

Cupim. É quase uma arte saber assar – ou cozinhar – esse corte de carne e agradar ao paladar exigente. Há quem diga que nem nas melhores churrascarias de Conquista, o bendito corte sai prestando. Mas, meus amigos, eu vos digo uma coisa: o Buteco de hoje tem a pegada do Cupim e uma pinga que não é de Deus. Vamos lá?! Começar pelo endereço que, como todo buteco que se preste, nunca fica no trecho convencional. Siga a Bartolomeu, como quem vai pra Rodoviária, antes da antiga Renault. Ao avistar a São Carlos Imóveis, vire à direta. Pronto: chegou à Rua Bolívia e, na esquina, já se vê as churrasqueiras NA RUA. Isso mesmo: lá está o famigerado Cupim.


            Hoje na Coluna Butecando, o Bar do Fofão. Gerson é o Fofão em questão (ou seria o contrário?). Churrasqueiro, garçom e – por último, mas não menos importante – proprietário. Atencioso ao anotar o seu pedido, ele logo induz a frase “Traz a cerveja e mais o quê?”. De humor agradável e sempre solícito ao responder o que tem na casa para comer, beber ou beliscar.

            Quatro mesas do lado de dentro, freezer personificado, balcão com pingas diversas, um banheiro unissex – sim, pode levar sua mulher, amiga ou peguete –, uma escada em espiral e um troféu pendurado na parede. É uma sandália havaiana quebrada e perdida, oriunda de um aniversário comemorado por lá. Pode perguntar que ele vai gostar de contar a história. Mas o bom é ficar na calçada – na do bar ou do outro lado. Qualquer lugar, menos embaixo da janela da vizinha.

            “De um lado você fica São, do outro, Fofão.” Frase dita para justificar a ida para a calçada do outro lado da rua, na frente da imobiliária. Mas pode vir a ser uma má ideia, uma vez que adquirida a “amizade”, a cerveja é Self-Service e, de brinde, um abridor já fica na sua mesa. Isso porque Fofão só conta com a ajuda de sua esposa, Dona Vera, que é uma flor de pessoa, atenciosa e comunicativa, que trabalha no caixa (onde toda mulher se sente mais a vontade, né verdade?!). Então, amigo, deixe de frescura, sinta-se em casa e faça o rodízio na mesa de quem é a vez de buscar a cerveja. “Chegou aqui, é no self-service” – Fofão.

            Cerveja gelada, estúpida, como só se vê em buteco. Mas a Pinga de Jaca é a famosa bebida mortal, a ninja – silenciosa, te derruba e você nem vê. Ela vem doce e você nem se lembra que tem a adição de álcool, não se sente, e nisso todos vão bebendo na confiança. Sem falar do sabor: inigualável. Pra se ter uma ideia, eu nem gosto de jaca.

            De acompanhamentos para a Cerveja – ou pinga – tem todas aquelas iguarias: feijoadas aos sábado, língua, buchada, rabada e etc. Mas o carro chefe do Fofão é o cupim assado. Desmancha. Muito saboroso e requisitado, ele já faz de monte e está lá, só te esperando. Peça para acompanhar o acompanhamento da cerveja, a farofa de feijão verde com torresmo. Espetacular.

Preço de Buteco e sem 10% – já que o garçom é você – lá você come bem e bebe bem, por um preço que condiz com excelência de suas iguarias e bebidas

Logradouro (gostou dessa?) agradável, onde se bebe na calçada, vendo a vida passar. Leve os seus amigos e amigas, faça o rodízio da cerveja e se divirta. Tranquilo e sem a badalação do “trecho”, mas com a garantia de uma resenha legal e sem confusões, o “Bar do Fofão” é perfeito para assar cupim, beber pinga de jaca e perder sandálias havaianas.

Tavares 512
twitter.com/tavares_512


Aguardem: Butecandoporai.com.br – O site do butequeiro já está em construção.     

Nenhum comentário: